domingo, 26 de junho de 2022

A importância da Relação Professor-aluno e o Planejamento educacional na construção da aprendizagem

 A aula precisa ser direcionada para atender a necessidade do discente e para isso ela precisa ser planejada de forma que a relação professor-aluno esteja em equilíbrio. Os alunos vivem muitas dificuldades de ordem social, econômico-financeira, e outras situações que precisam ser compreendidas pelo professor, e entender esta diferença é um grande desafio. Uma forma de identificar as dificuldades do discente é promover aulas participativas, ou seja, que permitem que o aluno seja protagonistas da sua aprendizagem. As aula que apenas reforçam a memorização de conteúdos são centradas no professor e por isso são menos promissoras para integração da relação professor-aluno - vale ressaltar que esta é a maneira antiga usada para a internalização dos conhecimentos. Hoje o professor precisa ser um mediador do processo de ensino-aprendizagem, provocando os alunos a participarem da sua construção pessoal e coletiva por meio de métodos como a sala de aula invertida e seminários. Esta por sinal é a maneira mais adequada de promover o aprendizado, pois garante maior reflexão dos conteúdos em conformidade com a sua própria realidade.

 

Para que o professor participe da construção social e coletiva do aprendizado discente é importante se manter aberto ao diálogo para que as mudanças efetivamente ocorram, para isso a integração é o caminho para que efetivamente as mudanças ocorram. Assim o planejamento docente é um momento no qual o professor refletirá sobre o seu conteúdo e a conexão com a realidade social, econômica e política. Com a mundialização da economia, a educação precisa estar inserida efetivamente no processo de aprendizagem discente. Para isso o ato de planejar viabiliza a melhor organização dos subsídios teóricos e metodológicos em conformidade com os objetivos da aprendizagem. Destarte, o planejamento educacional precisa ser participativo, ou seja, necessita integrar os agente envolvidos e promover autonomia em suas ações.

 

Um planejamento educacional participativo contribuirá para a formação dos alunos de acordo com a realidade na qual estão inseridos. A formação de vínculo produz integração e união para o relacionamento interpessoal colaborativo e de forma respeitosa. O autonomia para a promoção de ações é fundamental para o avanço do planejamento educacional, haja vista que cada indivíduo pode ter uma perceção diferente do seu contexto. Assim o planejamento contribui para a que o docente tome consciência da realidade do discente e, por conseguinte, contribua para a construção da cidadania em cada indivíduo de forma mais efetiva. As dificuldades para cumprir um planejamento podem ser muitas, mas é preciso ter coragem para vencer as adversidades, e isso só será possível se o professor for comprometido, e isso envolve flexibilidade e objetividade para compreender e resolver conflitos. Desta maneira, um planejamento educacional participativo será democrático e unirá as pessoas que fazem parte deste processo.    

 

 Kleydson Feio

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